contato@reisludos.com.br

  comercialreisludos@gmail.com

  (11) 2937-7825
(11) 2937-7834

PALESTRAS/ CURSOS OU OFICINAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

1. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo: O canal de comunicação mais forte na primeira infância é o concreto, por isso o brincar representa a possibilidade de um aprendizado prático e interativo onde a criança é a protagonista da sua aprendizagem.


2. ESPAÇOS PARA O BRINCAR, FANTASIAR E APRENDER

Resumo: Os espaços para o brincar, fantasiar, criar e aprender são representativos, alicerçam e dinamizam a construção da linguagem, do ponto de vista estrutural lógico e do significativo relativo ao ambiente vivido. O brincar contribui assim para que a criança aprenda se desenvolva cognitiva e emocionalmente.


3. O BRINCAR E O PROCESSO CRIATIVO DO NASCIMENTO AOS SEIS ANOS.

Resumo: O cérebro da criança desenvolve-se rapidamente, absorvendo tudo a sua volta, portanto, o brincar na primeira infância abre caminho e embasa o processo de desenvolvimento e aprendizagem favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade.


4. JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

Resumo: Através dos jogos, brinquedos e brincadeiras que podem ser utilizados na primeira infância é possível perceber como o brincar é uma forma de ser e estar no mundo, mergulhando em sua dimensão mais profunda a criança apodera-se do seu potencial bio-psico-social.


5. O BRINCAR, BRINQUEDOS E AMBIENTES CRIATIVOS

Resumo: a importância do brincar e dos brinquedos, dos ambientes criativos usados como recursos para a aprendizagem. O brincar e os brinquedos como elementos que caracterizam o universo infantil dentro de uma proposta em que a criança brinca e aprende de forma integrada e sistêmica. O papel do professor.


6. SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo: mostrar os meios de alcanças uma consciência sustentável, para além do meio ambiente, no cotidiano escolar e ampliando para o lar. O que vem acontecendo no Brasil e em outros países como experiência sustentável iniciando na creche.


7. DISLEXIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: intervenção por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras

Resumo: a dislexia só pode ser diagnosticada após os 8 anos de idade, mas os sintomas podem ser identificados a partir dos 3 anos e pode se usar jogos e brinquedos brincadeiras específicas para atender cada sintoma.


8. HIPERATIVIDADE: O QUE É? COMO LIDAR? E COMO TRATAR?

Resumo: discute o conceito através dos tempos, como identificar, o que fazer enquanto não se conclui o tratamento e o papel do professor e da família neste processo.


9. ORGANIZANDO A BRINQUEDOTECA

Resumo: mostra o passo a passo da montagem e organização de uma brinquedoteca de acordo com a faixa etária e o ambiente onde está inserido.


10. CLASSIFICAÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS

Resumo: a partir das classificações conhecidas (ESAR, ICCP e COL) o brinquedista aprende a classificar os brinquedos e perceber a importância de se ter um ambiente organizado e acessível, bem como o potencial de desenvolvimento a partir destes.


11. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

Resumo: a família e a escola são pilares que embasam toda a formação do ser humano durante toda a sua vida. Estabelecer um bom vínculo entre a família e a escola contribui para a valorização das ações da escola, bem como para despertar o desejo de aprender mais e melhor. Como criar esse vínculo? O que é preciso?


12. CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo: a importância de se compreender o currículo em movimento bem como a sua prática é uma forma de construir uma educação de qualidade respeitado as reais necessidades política pedagógica do indivíduo em sociedade.


13. A IMPORTÂNCIA DE VYGOTSKY NA ESCOLA

Resumo: compreender e praticar os pressupostos da teoria de Vygotsky aliando-os aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e / ou no Ensino Fundamental.


14. A IMPORTÂNCIA DE PIAGET NA ESCOLA

Resumo: compreender e praticar os pressupostos da teoria de Piaget, aliando-os aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e / ou no Ensino Fundamental.


15. A IMPORTÂNCIA DE WALLON NA ESCOLA

Resumo: compreender e praticar os pressupostos da teoria de Wallon, aliando-os aos processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e / ou no Ensino Fundamental.

Voltar  

To Top ↑